Falar sobre sexo ainda é desconfortável para muitas pessoas. Mas ele faz parte do nosso dia a dia e é preciso falar abertamente sobre o assunto. Um dos temas mais evitados são as posições usadas para praticá-lo. Quando o clima esquenta, tem gente que se empolga e acaba forçando o corpo a posições que podem prejudicar a coluna e causar dores musculares. Portanto, se você pretende aderir ao Kama Sutra, melhor preparar o seu corpo primeiro.
Nos últimos anos, muito tem sido discutido sobre os benefícios proporcionados pela prática de sexo. Mas apesar de estar associado ao prazer e ao bem-estar, o ato sexual também pode ser sinônimo de sofrimento, pois pode agravar lesões crônicas em pessoas que já possuem problemas na coluna vertebral, assim como gerar novas lesões. O alerta é do quiropraxista Jason Gilbert, autor do livro "O Segredo da Coluna Saudável". O assunto é tão sério, que Gilbert reservou um capítulo exclusivamente para falar sobre as posições que podem fazer mal para a coluna.
Segundo o autor, os danos causados pelos movimentos repetitivos, rápidos, bruscos e intensos realizados durante o ato sexual podem ser mascarados completamente devido aos efeitos das endorfinas, que circulam nesse momento em nosso corpo. "Elas possuem um potente efeito analgésico, que encobre as dores e as crises incapacitantes. Quando passa a euforia e ação das endorfinas surgem as dores e as crises", esclarece Gilbert.
Esta já é uma boa razão para você preparar seu corpo para o sexo, da mesma forma que o prepararia para qualquer outro exercício ou atividade física. Pessoas com melhor forma e elasticidade têm menor risco de lesão. Exercícios e alongamentos feitos regularmente protegem a sua coluna durante a relação sexual.
Gilbert recomenda que as pessoas escutem seu corpo nesse momento e, caso apareça alguma dor, pare imediatamente e troque de posição. "Lembre-se de que a dor indica que algo não está bem, então seria imprudente e irresponsável continuar. Quando trocar de posição e desaparecer a dor, ainda assim é importante 'tomar fôlego' e parar um pouco para soltar e alongar".
O especialista alerta ainda que muitas pessoas, quando não respeitam esses sinais e não interrompem o ato, chegam a ficar com a coluna 'travada' e muitas acabam precisando até mesmo de atendimento médico!
Para quem ainda não leu o livro, o autor lista algumas dicas de como sentir prazer sem prejudicar o corpo.



Fonte: Bonde
Nenhum comentário:
Postar um comentário